Sirigu, Domínguez, Valladares, Haghighi, Howard e M'Bolhi - As melhores exibições dos guarda-redes no Mundial'2014 - 1ª jornada




Salvatore Sirigu - Itália 2-1Inglaterra



- A lesão de Gianluigi Buffon fez com que Sirigu assumisse a titularidade frente ao ataque de peso Inglês e a verdade é que o guarda-redes do Paris Saint Germain cumpriu na vitória Italiana por 2-1.

Quatro defesas e quatro saídas a cruzamentos foram o reflexo da sua boa forma, nomeadamente na baliza do clube Francês, onde foi pela segunda temporada consecutiva o melhor guardien de but da Ligue 1.

Mesmo que Buffon esteja apto para o embate com a Costa Rica, Prandelli certamente vai ponderar manter Sirigu a proteger as redes da Squadra Azzurra no Mundial'2014.

- Estatísticas de Salvatore Sirigu nesse encontro.

Alexander Dominguez - Equador 1-2 Suiça


- Face à impossibilidade de na Europa se poder analisar jogos Equatorianos, a exibição de Alexander Domínguez contra a Suíça foi algo interessante de se observar - derrota do Equador por 2-1, com os Suíços a marcarem já em tempo de compensação.

Com uma estampa física de 1,93m e 76Kg, Alexander Domínguez teve o natural nervosismo numa estreia em competições de maior nomeada, mas essa instabilidade desapareceu assim que teve sucesso nas suas duas primeiras defesas (fez 5 durante os 90'), onde mostrou facilidade na estirada rasteira e lateral.

Atento no único cruzamento que podia interceptar, revelou confiança ao agarrar a bola que tinha passado por cima de dois atacantes Helvéticos e ficou isento de culpas nos dois golos do desaire.

- Estatísticas de Alexander Domínguez nesse encontro.

Noel Valladares - Honduras 0-3 França


- Apesar da sua estatura (1,79m), Noel Valladares teve sucesso das duas vezes que interveio na intercepção aos cruzamentos Franceses e, não fosse o erro no segundo golo destes, podia-se escrever que teve uma exibição totalmente assertiva, mas a queda tardia que o levou a escorregar nesse lance manchou uma performance que ainda assim merece menção neste espaço.

Desacompanhado pelos seus companheiros Hondurenhos, Valladares foi o único jogador a destacar-se positivamente numa partida dominada pela França, muito superior tecnicamente, fisicamente e tacticamente, e o veterano guarda-redes soube diferenciar-se pelos reflexos e atenção debaixo da trave.

Apesar dos 37 anos, continua a merecer o jus do apelido "Herói Hondurenho" e um guarda-redes curioso de se analisar noutros contextos.

- Estatísitcas de Noel Valladres nesse encontro.

Alireza Haghighi - Irão 0-0 Nigéria



- Actuou de Janeiro a Maio no Sporting da Covilhã e ontem foi o expoente máximo do Irão no empate a zeros contra a Nigéria, muito por culpa do seu alto nível de concentração.

Com os pés foi algo desastroso (em 19 passes acertou 7, ignorando os 18 "chutões" para a frente - à imagem da selecção Iraniana), mas compensou a falta de qualidade técnica com a eficiência no jogo de mãos, com a ajuda da sua velocidade de reacção reflexiva e em corrida.

Saiu-se a três cruzamentos com sucesso, mas esse parece não ser o melhor aspecto em que Alireza se destaca.

- Estatísticas de Alireza Haghighi nesse encontro.

Tim Howard - Estados Unidos 2-1 Gana


- O atleticismo, frescura física e os altos índices de concentração de Tim Howard ficaram bem patentes nesta bela exibição do guarda-redes de 35 anos na vitória Norte-Americana sobre o Gana por 2-1.

Seguro e atento, soube sair da baliza, antecipando os últimos passes, nomeadamente da parte de Atsu, irrequieto extremo Ganês.

No lance do golo solitário de André Ayew não teve chances e foi, tal como a sua defesa, ludibriado pelas movimentações atacantes dos adversários.

- Estatísticas de Tim Howard nesse encontro.

Raïs M'Bolhi - Argélia 1-2 Bélgica


- Seguro e completo, M'Bolhi teve uma exibição debutante no Mundial'2014 diferente daquela que teve no Mundial'2010, que ficou marcada pelo erro que gerou a contestação à bola Adidas Jabulani.

Com 6 defesas, duas delas de último grito, e 3 saídas com sucesso aos cruzamentos Belgas, foi o destaque Argelino na partida que terminou com a vitória Belga por 2-1, onde o guardião de 28 anos ficou isento de qualquer culpa.

O maior baluarte no arranque do Mundial Argelino.

- Estatísticas de Raïs M'Bolhi nesse encontro.

Siga O Mundo dos Guarda-Redes nas redes sociais