Metodologia de treino de guarda-redes por Pedro Ferrer - Evolução do método na sessão de treino do guarda-redes de Futebol



Evolução do método na sessão de treino do guarda-redes de futebol


Actualmente o futebol sofreu uma grande evolução e agora desenrola-se a uma velocidade e precisão de elevada intensidade e qualidade. Emocionalmente também sofreu grande evolução, sendo os seus intervenientes alvo de críticas constantes. Hoje em dia esse aspecto é bastante importante, sendo que grande parte dos clubes já dispõem de psicólogos de forma a tentar controlar a acelerada actividade cognitiva, mental, que se produzem no jogo e assim poder optimizar os processos perceptivos e decisionais para que depois, tanto os jogadores de campo como os guarda-redes, saibam executar na situação específica de jogo.

Para fazê-lo bem, no momento certo, são precisos diversos recursos técnicos, valorizados não em quantidade, mas sim em qualidade, é dizer, se estão perfeitamente ajustados ao contexto ou situação.
Para eleger correctamente essa técnica e executá-la dentro de um espaço e tempo adequado, deve ser ensinada de modo que os seus intervenientes utilizem-na sabendo o porquê e para quê de forma a entenderem o contexto em que está inserida.

Na maioria das situações de um jogo o guarda-redes deve perceber o que está a acontecer no seu campo de visão próximo e periférico, para decidir a melhor solução e executá-la com êxito. Quanto mais inteligente seja o comportamento de jogo mais alto será o rendimento do guarda-redes no âmbito táctico.
Desenvolver a inteligência táctica, saber ler o jogo, significa que o guarda-redes sabe dirigir a sua percepção a todas as possibilidades de jogo que existem no seu contexto de participação ou acção imediata. Para isso devemos ensinar que o movimento corporal é um aspecto de grande importância para entender o gesto técnico e claro, servirá para interpretar melhor a nível táctico a situação de jogo que se irá seguir posteriormente.. Perceber a intenção táctica significa que o guarda-redes aprendeu a pensar colectivamente. A referência é a imagem que tem representada a nível mental e que permite ao guarda-redes decidir e executar com precisão.

Em relação à comunicação e em definitivo as relações que se estabelecem entre colegas de equipa é necessário que as situações de treino facilitem todas as respostas possíveis aos problemas que sejam descobertos no jogo, que permitam a sua mais rápida interpretação quando os estímulos treinados apareçam ou se dêem em competição.

O guarda-redes deve dispor no seu banco de memória corporal, imagens e experiências treinadas, para poder decidir a tempo, além de ser tecnicamente hábil, rápido na leitura táctica e execução da acção,  tem que saber quando, porquê e como deve executar.
Para melhorar os objectivos e conteúdos técnico-tácticos nas sessões de treino, devemos estabelecer uma progressão que utilize de base uma metodologia global como fundamento, sem renunciar à metodologia analítica como um complemento ideal.

A minha conclusão é que o comportamento de jogo do guarda-redes é global, dado que tanto os factores técnico, tácticos, físicos bem como psicológicos aparecem com características diferentes mas sempre de forma integrada e por tanto, também têm de ser treinados e, situações globais.
Esta é uma progressão que vai desde as situações mais simplificadas que podemos desenhar (método analítico), passando por um estado intermédio de situações um pouco mais complexas que as anteriores (método misto), até chegar a situações de jogo que são muito parecidas à realidade das acções que se encontram em competição (método global).

Para programar as sessões de treino, o ponto de referência deve ser a competição ou uma situação de jogo desenhada especificamente para avaliar um determinado conteúdo. O treinador tem de observar e avaliar o nível de jogo mostrado pelo guarda-redes que está em observação diferenciando os aspectos técnicos, tácticos, físicos e psicológicos.

Para poder realizar esta avaliação, o treinador tem de realizar um controlo de competição no qual fique registado o nível de jogo apresentado pelo guarda-redes.

Uma vez realizada essa observação, aquela acção que se manifeste de forma incorrecta durante o jogo, é extraída para ser trabalhada durante o treino de forma individual ou com os restantes guarda-redes.

O perfil do treinador O Mundo dos Guarda-Redes

Pedro Diogo Ferrer Andrade
- 1990/07/05

·         2011/12, 2012/13 Treinador de guarda-redes do Clube Sport
Marítimo e responsável pela metodologia aplicada nos escalões
de formação.


·         2013/14 Treinador de guarda-redes Clube Sport Marítimo,
Marítimo da Madeira Futebol SAD e responsável pela
metodologia aplicada nos escalões de formação.


·         2014/15 Treinador de guarda-redes do Clube Sport Marítimo
escalões de formação.