Metodologia de treino de guarda-redes por Pedro Ferrer - Metodologia Global



Anteriormente, em Metologia de treino de guarda-redes por Pedro Ferrer - Evolução do método na sessão de treino do guarda-redes de FutebolMetologia Analítica e Metologia Mista

 METODOLOGIA GLOBAL

A metodologia global é baseada nas teorias de aprendizagem cognitiva e os métodos activos. A característica principal foca-se em apresentar uma situação de jogo na qual intervém os seus elementos (bola, colegas e adversários). Desde o primeiro momento deve-se dotar o jogador com o máximo número de vivências e experiências diferentes, desde o próprio jogo, para interpretar e adaptar as suas respostas continuamente.

Os exercícios construídos têm que procurar objectivos técnico-tácticos, desde uma análise da competição e claro procurando respostas correctas a situações reais de jogo.
Tentamos desenvolver ao máximo a tomada de decisão, depois de perceber as modificações das situações de jogo, o guarda-redes faz uma análise, leitura táctica de decide como vai actuar. 

Realizará a técnica segundo a sua leitura táctica dessa situação. A melhor maneira de optimizar a tomada de decisões sobre o jogo é através do conhecimento e o treino das situações que se encontram no mesmo.
Para qualquer aprendizagem pode-se aplicar a ideia que uma coisa é a teoria e outra bem diferente é a prática. De vital importância é a forma de ensinar os exercícios. Os objectivos têm que estar muito bem explicados pelo treinador e bem compreendidos pelos guarda-redes e jogadores implicados no exercício. O diálogo é muito importante e também a explicação contínua por parte do treinador, argumentando-lhes em todo o momento as distintas situações e opções fazendo-lhes pensar continuamente em cada situação táctica.
A aprendizagem e a compreensão do jogo consegue-se mediante sessões práticas, teóricas e a competição, sendo de grande ajuda a utilização de imagens das sessões de treino como também de competição.

Entendo e aconselho que para o treino de guarda-redes, as simulações de jogo devem-se apresentar em progressão, evoluindo e modificando a dificuldade dos exercícios em função dos objectivos técnico-tácticos que se apresentam. O desenho de exercícios constitui a secção mais importante para conseguir um adequado processo de ensino/aprendizagem. Se um treinador é capaz de desenhar exercícios adequados, provocará a aprendizagem desejada.

Os exercícios serão os elementos fundamentais que o treinador tem para transmitir as suas ideais ao guarda-redes. No momento de desenhar uma sessão de treino, a seleção de exercícios constitui o primeiro problema/desafio que o treinador de guarda-redes deve solucionar.

  • SITUAÇÕES A TER EM CONTA PELO GUARDA-REDES EM JOGO

A colocação e posição do guarda-redes assim como a posição corporal depende de:
·         - Leitura das opções de jogo
·         - Mudança de espaço e a visão periférica (opções no espaço de jogo)
·         - O jogador com a bola
·         - O jogador com a bola e a sua posição corporal
·         - O jogador com a bola e os seus colegas de equipa
·         - O jogador com a bola e os restantes adversários
·         - O jogador com a bola e o espaço de jogo
·         - O jogo e as suas possibilidades

A colocação do guarda-redes e a posição corporal de acordo com cada situação determinam todos estes factores e opções de jogo que tem o portador da bola perto da área.


  • SIMILARIDADE ESTRUTURAL DOS EXERCÍCIOS DE TREINO

É mais fácil uma transferência positiva entre o treino das situações reais de jogo com tomada de decisão e a competição, quando os exercícios apresentados são estruturalmente similares aos que o guarda-redes vai encontrar em competição.

  • SIMILARIDADE PERCEBIDA

O guarda-redes tem que ter bem claro que a prática destes exercícios tem essa similaridade com a competição, que perceba e entenda o conteúdo dos exercícios e a parecença com o jogo.

  • SIMILARIDADE DOS OBJECTIVOS E O PROCESSAMENTO EXIGIDO

Os exercícios decisionais que são propostos têm que exigir um esforço cognitivo similar ao que é exigido no jogo. Devemos activar os processos perceptivos cognitivos necessários.


O perfil do treinador O Mundo dos Guarda-Redes

Pedro Diogo Ferrer Andrade
- 1990/07/05

·         2011/12, 2012/13 Treinador de guarda-redes do Clube Sport
Marítimo e responsável pela metodologia aplicada nos escalões
de formação.


·         2013/14 Treinador de guarda-redes Clube Sport Marítimo,
Marítimo da Madeira Futebol SAD e responsável pela
metodologia aplicada nos escalões de formação.


·         2014/15 Treinador de guarda-redes do Clube Sport Marítimo
escalões de formação.